- Área: 17787 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Felipe Díaz Contardo
-
Fabricantes: CHC
Encomenda | Vínculo
O projeto Aularios surge de um concurso público de Anteprojetos organizado pela Universidade do Chile, cujo objetivo foi elaborar o desenho de um protótipo de edifício de salas de aulas, que fosse capaz de resolver uma carência em infraestrutura educacional, que em sua repetição, permitiria organizar formalmente a heterogeneidade das edificações existentes no Campus Juan Gomez Millas, além de dar solução ao crescente aumento de alunos das diversas faculdades da universidade.
Propõe-se assim um modelo repetitivo; um artefato palíndromo, sem fundos, que consegue se relacionar de maneira harmônica com o entorno existente e se integra ao espaço público do Campus sem interromper os percursos existentes.
Contexto | Localização
Este módulo repetitivo, denominado aulario, está localizados em espaços intersticiais do Campus, gerando um circuito contínuo em um sistema transversal comum a todas as faculdades, integrando todas elas um novo espaço público.
Conceito | Desenvolvimento
Seguindo os critérios de acessibilidade universal e conectividade, as principais estratégias são voltadas para a integração dos espaço públicos das salas de aulas com o campus, através de uma circulação contínua e a conexão de diferentes níveis sem segregação. Desta maneira, o edifício estabelece uma dialética que em seu desenvolvimento longitudinal tem origem na disposição da planta nobre do Campus ao primeiro e segundo pavimento, permitindo a continuidade no sentido transversal em sua base, onde estão a cafeteria e um pátio coberto com áreas de estar para os alunos.
Projeto
Cada aulario conta com 14 salas de uso flexível, com capacidades de 45 a 120 alunos, que permitem disposições diferentes, como o uso concêntrico para o debate ou o linear tradicional para aulas expositivas. Além disso, em cada aulario existem duas salas de aula duplas, tipo auditório, que podem ser unidas ou separadas por um painel acústico móvel.
A disposição interna das salas considera as superfícies reflexivas e absorventes em um desenho verificado com simulações digitais.
Material | Ambiente
O projeto, abordado na íntegra sob os conceitos de eficiência energética e sustentabilidade, conta com economia de água potável, ventilação e iluminação natural e recuperação de calor/frio nos estacionamentos subterrâneos, isolamento na envoltória do edifício e uma segunda pele que outorga um fator adequado de sombra nas fachadas e circulações.
Sistemas eficientes de controle centralizado para o acesso, ar condicionado, calefação, ventilação e iluminação foto-sensível, entre outros, contribuem a atingir as melhores condições de habitabilidade interna e externa para o desenvolvimento das atividades de graduação e pós-graduação do Campus.
Inovação | Ícone
O sentido do projeto e o enfoque na inovação proposta é a exploração da conectividade, obtendo um volume palíndromo, a expressão máxima da integração, já que desenvolve volumétrica e programaticamente da mesma forma em ambos os sentidos, alcançando além disso que a cobertura e fachada se integrem em uma envoltória contínua.